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Relatório do Robô Gladiador


Relatório do Robô Gladiador

1.Objetivo do Trabalho
O Robô Gladiador é um projeto proposto pelo Professor Maurício Ruv Lemes e tem como objetivo desenvolver um circuito corretamente, aprimorar nossas habilidades manuais (para montar e pilota-lo), além de melhorar nossas habilidades de trabalhar em grupo e solucionar problemas entre colegas ou com próprio robô, nos ensinando a lidar com imprevistos.

2. Procedimento de Construção
Optamos por não comprar o kit e por isso compramos todo o material necessário por R$45,00 e pegamos o manual de instruções para a montagem com o Bettoni. Começamos cortando o papelão nas medidas e montando o chassi conforme as instruções. Fizemos a parte elétrica seguindo as instruções passadas em sala de aula e acoplamos na parte mecânica já feita.

3. Desenho (Fotos) do Projeto Final




4. Dificuldades e Soluções
Como a parte mecânica estava muito instável, com partes mal coladas e outras partes com excesso de cola quente, além de um dos motores estar mais fraco que o outro e as rodas estarem desalinhadas. Diante dessa situação nós refizemos a base, trocamos os motores, trocamos os CDs (rodas), ajustamos a parte elétrica e o alinhamento das rodas.
Tivemos problemas para manter as rodas coladas aos eixos, o que nos atrapalhou em diversos momentos e por isso decidimos usar a Super Bonder junto com a cola quente para melhor fixação.

5. Grandezas Físicas envolvidas no Robô Gladiador e suas ligações com o mesmo
A interação da parte elétrica com a mecânica do Robô, existe devido à força eletromagnética, essa força faz com que haja interação entre Carga, Campo e o Potencial elétrico. A carga elétrica é a propriedade das partículas de elétron medida em Coulomb, a carga é a fonte de energia dos átomos que irão formar um campo elétrico. O Potencial elétrico, está relacionado com a capacidade das cargas em relação ao Trabalho, que é medido em Joules por Coulomb. A Corrente elétrica é importante nesse processo porque ela é a quantidade de carga que passa, formando uma corrente em um período de tempo, medida em Coulombs/Segundos. A potência elétrica é a quantidade de carga elétrica convertida por unidade de tempo, sendo medida em Joules/Segundos. O Robô Gladiador, só funciona devido a um conjunto de forças chamada Eletromagnética, que consegue organizar a Carga de maneira que ela seja manipulável para que os circuitos funcionem.
Corrente elétrica: esse conceito é percebido no fio do motor que está ligado a chave. Atrito: força que atua nas rodas do robô, ou seja, permite o atrito com o chão. Aceleração: Ocorre quando o robô se movimenta. Energia cinética: é uma quantidade de trabalho realizada ao longo da velocidade. Peso: é uma força que sobre o robô.

6. Testes realizados
A princípio iríamos fazer a penas um robô gladiador, porém houve um contratempo quando realizamos o primeiro teste. O robô não tinha sido bem feito, com excesso de cola quente na base e ela também estava muito, a rodinha mal colada, o robô acabou instável ficando pesado, desregulado e a rodinha não aguentou, e acabou descolando. Mas como já tínhamos percebido que ele iria acabar dando algum outro problema, os responsáveis pela montagem, começaram um novo robô. Assim que ele ficou pronto realizamos outro teste, a princípio estava tudo correto, os testes deram certo, escolhemos um piloto (Fábio). No primeiro dia que o professor Maurício marcou para realizar o oito, deu certo e o nosso robô fez em segundo melhor tempo (17 segundos). Já no segundo dia marcado pelo professor, a rodinha descolou novamente, não conseguimos colar e assim não realizando o oito. O problema da rodinha já foi resolvido, e agora está tudo certo para o dia da competição.

7. Físico brasileiro, mencionar seu trabalho e alguma relação com o robô gladiador
 O cientista Alysson Muotri desenvolveu, junto de sua equipe, um robô que utiliza um cérebro neandertal  desenvolvido em um laboratório, tal robô utiliza estímulos cerebrais para se locomover, nesse aspecto sendo diferente do que foi criado pelo grupo, uma semelhança notada foi que alguns dos princípios físicos que aparecem no robô de Muotri também são encontrados em nosso robô, como por exemplo, a utilização do atrito para a locomoção e a velocidade de reação existente na hora que se aciona o controle, assim como na hora que o cérebro faz algum comando.
(Alyson Muotri)

8. Conclusão do Trabalho
Nós dos grupos 3 e 10 do 3°A pudemos concluir com esse longo processo baseado em planejamento, tentativas, erros e vitórias do trabalho o qual, tomando devidos cuidados e calculando precisamente as medidas exigidas pelo professor, conseguimos finalizar o trabalho em equipe (mesmo com membros que não possuam habilidades  ou funções específicas). Podemos assegurar que a paciência também foi extremamente importante, uma vez que, quando menos se esperava, algo poderia dar errado, como por exemplo, a roda de nosso robô que minutos antes da aula estava funcionando bem e no caminho para a sala se soltou por problemas com a cola. Honestamente, podemos dizer com prazer que não tivemos problemas entre os membros, mesmo durante os momentos de nervosismo, sem discussões ou coisas do tipo. Quanto às aulas nas quais fizemos o teste do "8", podemos dizer que tivemos um bom desempenho, pegando um dos melhores tempos da sala e o robô demonstrando boa estabilidade quanto as respostas ao controle, entretanto, já no segundo dia não participamos por problemas com a roda que não colava (já citada anteriormente), foi preciso a retirada da antiga cola e tentar colar novamente, o que não foi fácil, mas deu certo e após diversas tentativas tivemos êxito. Foram sendo feitas adaptações para que o peso do carrinho estivesse equilibrado, para que a estrutura ficasse mais firme e para que os fios não se enrolassem, o que exigiu tempo. Ao todo em sua estrutura e sua parte elétrica não gastamos muito na questão econômica, optamos em comprar os materiais ao invés do kit. 
P.O.

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Sobre nossa equipe

A nossa equipe é a união dos grupos 3 e 10 do 3ºA (no ano de 2018) , sendo os integrantes:   #Grupo 3: Derick Veloso........................nº09 Fábio César.............................nº13 Pedro Augusto*.....................nº37  #Grupo 10: Gustavo Manfredini..............nº19 Lara Ribeiro...........................nº28 Mariana Morales*.................nº35 Ana Clara Soares...................nº43 *responsáveis pelo blog E nossa equipe optou por não comprar o kit pronto para montar o robô-gladiador. P.O. Postagens Obrigatórias

Novas funções individuais

As funções tiveram que ser atualizadas e adicionar uma nova função de gerente, por pedidos do professor Maurício: Nome                 função Lara................ Líder e Gerente (e-mail para contato lararibeiro2905@gmail.com) Pedro.............. parte mecânica Fábio.............. parte elétrica Mariana..........Responsável pelo Blog Ana Clara.......Auxiliar ao Blog Gustavo..........Auxiliar Derick.............Auxiliar P.O. Postagens Obrigatórias