Relatório do
Robô Gladiador
1.Objetivo do Trabalho
O
Robô Gladiador é um projeto proposto pelo Professor Maurício Ruv
Lemes e tem como objetivo desenvolver um circuito corretamente, aprimorar
nossas habilidades manuais (para montar e pilota-lo), além de melhorar nossas
habilidades de trabalhar em grupo e solucionar problemas entre colegas ou com
próprio robô, nos ensinando a lidar com imprevistos.
2. Procedimento de Construção
Optamos
por não comprar o kit e por isso compramos todo o material necessário por
R$45,00 e pegamos o manual de instruções para a montagem com o Bettoni.
Começamos cortando o papelão nas medidas e montando o chassi conforme as
instruções. Fizemos a parte elétrica seguindo as instruções passadas em sala de
aula e acoplamos na parte mecânica já feita.
3. Desenho (Fotos) do Projeto Final
4. Dificuldades e Soluções
Como
a parte mecânica estava muito instável, com partes mal coladas e outras partes
com excesso de cola quente, além de um dos motores estar mais fraco que o outro
e as rodas estarem desalinhadas. Diante dessa situação nós refizemos a base,
trocamos os motores, trocamos os CDs (rodas), ajustamos a parte elétrica e o
alinhamento das rodas.
Tivemos
problemas para manter as rodas coladas aos eixos, o que nos atrapalhou em
diversos momentos e por isso decidimos usar a Super Bonder junto com a cola
quente para melhor fixação.
5. Grandezas Físicas envolvidas no Robô Gladiador e suas ligações
com o mesmo
A
interação da parte elétrica com a mecânica do Robô, existe devido à força
eletromagnética, essa força faz com que haja interação entre Carga, Campo e o
Potencial elétrico. A carga elétrica é a propriedade das partículas de elétron
medida em Coulomb, a carga é a fonte de energia dos átomos que irão formar um
campo elétrico. O Potencial elétrico, está relacionado com a capacidade das cargas
em relação ao Trabalho, que é medido em Joules por Coulomb. A Corrente elétrica
é importante nesse processo porque ela é a quantidade de carga que passa,
formando uma corrente em um período de tempo, medida em Coulombs/Segundos. A
potência elétrica é a quantidade de carga elétrica convertida por unidade de
tempo, sendo medida em Joules/Segundos. O Robô Gladiador, só funciona devido a
um conjunto de forças chamada Eletromagnética, que consegue organizar a Carga
de maneira que ela seja manipulável para que os circuitos funcionem.
Corrente
elétrica: esse conceito é percebido no fio
do motor que está ligado a chave. Atrito: força que atua nas rodas do
robô, ou seja, permite o atrito com o chão. Aceleração: Ocorre quando o
robô se movimenta. Energia cinética: é uma quantidade de trabalho
realizada ao longo da velocidade. Peso: é uma força que sobre o robô.
6. Testes realizados
A
princípio iríamos fazer a penas um robô gladiador, porém houve um contratempo
quando realizamos o primeiro teste. O robô não tinha sido bem feito, com
excesso de cola quente na base e ela também estava muito, a rodinha mal colada,
o robô acabou instável ficando pesado, desregulado e a rodinha não aguentou, e
acabou descolando. Mas como já tínhamos percebido que ele iria acabar dando
algum outro problema, os responsáveis pela montagem, começaram um novo robô.
Assim que ele ficou pronto realizamos outro teste, a princípio estava tudo
correto, os testes deram certo, escolhemos um piloto (Fábio). No primeiro dia
que o professor Maurício marcou para realizar o oito, deu certo e o nosso robô
fez em segundo melhor tempo (17 segundos). Já no segundo dia marcado pelo
professor, a rodinha descolou novamente, não conseguimos colar e assim não
realizando o oito. O problema da rodinha já
foi resolvido, e agora está tudo certo para o dia da competição.
( - Prova mínima )
7. Físico brasileiro, mencionar seu trabalho e alguma relação com
o robô gladiador
O
cientista Alysson Muotri desenvolveu, junto de sua equipe, um robô que utiliza
um cérebro neandertal desenvolvido em um
laboratório, tal robô utiliza estímulos cerebrais para se locomover, nesse
aspecto sendo diferente do que foi criado pelo grupo, uma semelhança notada foi
que alguns dos princípios físicos que aparecem no robô de Muotri também são
encontrados em nosso robô, como por exemplo, a utilização do atrito para a
locomoção e a velocidade de reação existente na hora que se aciona o controle,
assim como na hora que o cérebro faz algum comando.
(Alyson Muotri)
(Alyson Muotri)
8. Conclusão do Trabalho
Nós dos grupos 3 e 10 do 3°A pudemos concluir com esse longo processo baseado em planejamento, tentativas, erros e vitórias do trabalho o qual, tomando devidos cuidados e calculando precisamente as medidas exigidas pelo professor, conseguimos finalizar o trabalho em equipe (mesmo com membros que não possuam habilidades ou funções específicas). Podemos assegurar que a paciência também foi extremamente importante, uma vez que, quando menos se esperava, algo poderia dar errado, como por exemplo, a roda de nosso robô que minutos antes da aula estava funcionando bem e no caminho para a sala se soltou por problemas com a cola. Honestamente, podemos dizer com prazer que não tivemos problemas entre os membros, mesmo durante os momentos de nervosismo, sem discussões ou coisas do tipo. Quanto às aulas nas quais fizemos o teste do "8", podemos dizer que tivemos um bom desempenho, pegando um dos melhores tempos da sala e o robô demonstrando boa estabilidade quanto as respostas ao controle, entretanto, já no segundo dia não participamos por problemas com a roda que não colava (já citada anteriormente), foi preciso a retirada da antiga cola e tentar colar novamente, o que não foi fácil, mas deu certo e após diversas tentativas tivemos êxito. Foram sendo feitas adaptações para que o peso do carrinho estivesse equilibrado, para que a estrutura ficasse mais firme e para que os fios não se enrolassem, o que exigiu tempo. Ao todo em sua estrutura e sua parte elétrica não gastamos muito na questão econômica, optamos em comprar os materiais ao invés do kit.
P.O.
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